cover
Tocando Agora:


Protesto contra reintegração de posse na Marginal Pinheiros afeta circulação de trens em São Paulo

Ato da Comunidade do Areião, que ocorre próximo à ponte do Jaguaré e do Cebolão, impactou no funcionamento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM

Protesto contra reintegração de posse na Marginal Pinheiros afeta circulação de trens em São Paulo
Protesto contra reintegração de posse na Marginal Pinheiros afeta circulação de trens em São Paulo (Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (26), um protesto organizado por moradores da comunidade Areião, em São Paulo, resultou na interdição do trânsito na Marginal Pinheiros e impactou o funcionamento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A manifestação foi uma resposta à desocupação de aproximadamente 300 moradias, que, de acordo com os residentes, existem há pelo menos duas décadas. A situação estava tensa, com manifestantes arremessando bombas e bloqueando a pista local da Marginal Pinheiros.
A presença da Polícia Militar no local intensificou o clima de confronto, com manifestantes lançando bombas em direção aos policiais. O trânsito na região foi gravemente afetado, levando as autoridades a aconselharem os motoristas a evitarem o trecho. Apesar da interrupção inicial, a ViaMobilidade informou que o fluxo das linhas de trem 8 e 9 foi retomado e deve ser normalizado em breve. No entanto, a pista local da Marginal Pinheiros foi novamente bloqueada pelos manifestantes, que utilizaram pneus e madeira para obstruir a via.
O protesto teve início por volta das 5h30 da manhã e, segundo informações preliminares, foi motivado pela desocupação das moradias na comunidade Areião. A situação permanece tensa, com a possibilidade de novas intervenções policiais.


Por Jovem Pan 26/05/2025 09h57