cover
Tocando Agora:


Três em cada quatro capitais têm nota ‘regular’ ou ‘ruim’ em transparência na administração pública, aponta relatório

De acordo com o estudo divulgado pela organização Transparência Internacional, Vitória lidera o ranking com 98,6 pontos, única cidade a alcançar a classificação de ‘ótimo’

Três em cada quatro capitais têm nota ‘regular’ ou ‘ruim’ em transparência na administração pública, aponta relatório
Três em cada quatro capitais têm nota ‘regular’ ou ‘ruim’ em transparência na administração pública, aponta relatório (Foto: Reprodução)

Três em cada quatro capitais brasileiras têm o índice de transparência classificado como regular ou ruim, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Índice de Transparência e Governança Pública, publicado pela Transparência Internacional do Brasil. O índice, que varia de zero a 100, avalia a transparência das capitais brasileiras, sendo que quanto maior a nota, melhor a transparência. Este é um indicador crucial, especialmente em ano eleitoral, pois reflete a alocação de recursos e a execução de obras públicas. Apenas seis capitais obtiveram classificações acima de regular, sendo que Vitória lidera o ranking com 98,6 pontos, a única cidade a alcançar a classificação de “ótimo”. As outras cinco capitais classificadas como “bom” são RecifeSão PauloRio de JaneiroBelo Horizonte e João Pessoa. Em contrapartida, 13 capitais receberam a nota “regular” e seis foram classificadas como “ruim”. Macapá ocupa a última posição com 31 pontos. TeresinaBelémRio BrancoBoa Vista e Natal também estão com nota ruim. Este índice é publicado periodicamente e serve como um termômetro da transparência nas capitais brasileiras, permitindo que a população tenha uma visão clara sobre a gestão pública.



Publicado por Luisa Cardoso





  • Por Jovem Pan
  •  
  • 16/07/2024 08h58 - Atualizado em 16/07/2024 09h00