cover
Tocando Agora:


Lula escolhe Jorge Messias para vaga no STF

Para poder assumir uma cadeira no Supremo, Messias precisa de aprovação da maioria absoluta do no Senado

Lula escolhe Jorge Messias para vaga no STF
Lula escolhe Jorge Messias para vaga no STF (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta quinta-feira (21), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso se aposentou no mês passado. A indicação foi selada em uma reunião com o AGU no Palácio da Alvorada. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta.



Após a indicação formal pelo presidente da República, o escolhido precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, ser aprovado pelo plenário. Na CCJ, basta maioria simples; no plenário, a aprovação exige maioria absoluta, ao menos 41 votos.

O governo está preocupado com a possibilidade de que a indicação de Messias enfrente um tratamento semelhante ao que foi dado a André Mendonça. Nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, Mendonça enfrentou uma espera de quatro meses até ser sabatinado e aprovado para o STF, em um contexto em que a liderança do Senado não apoiou sua indicação. Mesmo assim, Lula decidiu bancar o nome de Messias, que é um dos homens de confiança do presidente,

O candidato preferido dos senadores — e apoiado pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP) — era Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Congressistas próximos a Alcolumbre disseram à coluna de Bruno Pinheiro que uma indicação diferente poderia ter “um grande atraso ou até mesmo ser rejeitada”.

No entanto, Pacheco sinalizou que não deve tentar atrapalhar a sabatina do atual AGU. “O Presidente Lula tem outro nome escolhido para a vaga do STF, e eu respeito a sua decisão, assim como fico honrado de ter sido lembrado por tantas pessoas, inclusive pelo Presidente Davi Alcolumbre, colegas parlamentares e até mesmo Ministros do STF”, afirmou Pacheco, após encontro com o presidente no início desta semana.

Durante o encontro, Lula teria explicado a Pacheco que possui outros planos para seu futuro político. A principal aposta do presidente é que o ex-presidente do Congresso concorra ao governo de Minas Gerais nas próximas eleições, acreditando que ele possui força política para ser um candidato competitivo no estado.



Por Igor Damasceno e Rany Veloso 20/11/2025 12h46 - Atualizado em 20/11/2025 13h07