cover
Tocando Agora:


Seape pede avaliação médica para ver se Bolsonaro pode ficar preso em regime fechado

Órgão se antecipa a uma possível ordem de prisão e pede ao STF uma análise sobre o quadro clínico do ex-presidente, citando seu histórico de saúde e uma internação em setembro

Seape pede avaliação médica para ver se Bolsonaro pode ficar preso em regime fechado
Seape pede avaliação médica para ver se Bolsonaro pode ficar preso em regime fechado (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) solicitou formalmente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a realização de uma avaliação médica especializada no ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é determinar se seu estado de saúde é compatível com a estrutura de assistência médica e nutricional oferecida nas prisões da capital federal.


O pedido, oficializado na segunda-feira (3), foi motivado pela proximidade do julgamento dos recursos da Ação Penal nº 2668, o que pode resultar na reclusão de um ou mais réus no sistema penitenciário do DF. A secretaria, comandada por Wenderson Souza e Teles, tem o objetivo de se antecipar a uma eventual ordem de prisão para garantir que as condições de saúde de Bolsonaro sejam previamente conhecidas e avaliadas.

No ofício enviado a Moraes, a Seape destaca que o ex-presidente possui um histórico de cirurgias na região abdominal. Além disso, o documento relata um episódio ocorrido em 16 de setembro, quando foi necessária uma escolta de emergência para levar Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde ele permaneceu internado durante a noite.

A secretaria também informou que, em outras ocasiões, durante o monitoramento presencial do ex-presidente, avaliações médicas foram realizadas em seu próprio local para evitar deslocamentos emergenciais.


Por Jovem Pan 05/11/2025 09h48 - Atualizado em 05/11/2025 09h49