cover
Tocando Agora:


Governo se reúne com Instituto do Aço Brasil para falar sobre tarifas dos EUA

Brasil, considerado o segundo maior fornecedor do material para os Estados Unidos, exportou 4,1 milhões de toneladas em 2024

Governo se reúne com Instituto do Aço Brasil para falar sobre tarifas dos EUA
Governo se reúne com Instituto do Aço Brasil para falar sobre tarifas dos EUA (Foto: Reprodução)

As novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio nos Estados Unidos, que entraram em vigor nesta quarta-feira (12), têm gerado grande expectativa e preocupação no Brasil. O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o tema, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está se preparando para uma reunião crucial com Marco Paulo Melo Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil. O Brasil, sendo o segundo maior fornecedor de aço para os Estados Unidos, exportou 4,1 milhões de toneladas em 2024, de acordo com o Departamento de Comércio norte-americano. A expectativa é que essa reunião traga um posicionamento oficial do governo brasileiro sobre as novas tarifas.


enquanto isso, o presidente Lula esteve em Minas Gerais para participar de uma cerimônia que marca a ampliação da produção de aço no Brasil. Este projeto contará com investimentos significativos de 3 bilhões de reais em crédito financeiro entre 2025 e 2026. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, disse que não ia se pronunciar sobre as tarifas até terça-feira. A expectativa é que o governo brasileiro anuncie alguma medida em resposta à taxação de 25% imposta pelos Estados Unidos sobre o aço e alumínio brasileiros.


Por Jovem Pan 12/03/2025 09h00