cover
Tocando Agora:


Mudanças da reforma da previdência entram em vigor em 2025

Com modificações nas regras de aposentadoria, mulheres com 62 anos e mínimo de 15 anos de contribuição e homens de 65 com pelo menos 20 anos de contribuição já podem se aposentar

Mudanças da reforma da previdência entram em vigor em 2025
Mudanças da reforma da previdência entram em vigor em 2025 (Foto: Reprodução)

A reforma da Previdência aprovada em 2019 no Brasil trouxe mudanças significativas que começam a ser sentidas a partir de 2025. As novas regras estabelecem que mulheres podem se aposentar aos 62 anos, com mínimo de 15 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter 65 anos e pelo menos 20 anos de contribuição. Essas condições são aplicáveis a novos contribuintes do INSS. Para aqueles que já contribuíam antes da reforma, existem regras de transição que devem ser seguidas, levando em conta o tempo de contribuição e a idade.



As regras de transição incluem diferentes modalidades, como aposentadoria por idade, pedágio de 50% ou 100%, e a regra dos pontos, que combina idade e tempo de contribuição. Vale lembrar que a mudanças na regra dos pontos soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador com pontuação mínima exigida de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens.

Para o tempo de contribuição, as mulheres precisam comprovar 30 anos e os homens 35 anos. A idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição é de 60 anos para mulheres e 62 anos para homens. Em 2025, aqueles que estavam próximos de se aposentar terão que trabalhar um pouco mais, pagando um pedágio de 50% para garantir a aposentadoria. O governo disponibiliza o aplicativo Meu INSS, onde é possível realizar simulações para entender melhor as regras e planejar a aposentadoria. A regra dos pontos, por exemplo, considera a soma da idade e do tempo de contribuição para determinar a elegibilidade para aposentadoria. Essas mudanças visam garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro, ajustando as condições de aposentadoria às novas realidades demográficas e econômicas do país.


*Com informações de Luciana Verdolin 


*Reportagem produzida com auxílio de IA


Por Jovem Pan 03/01/2025 14h22